Atualmente, 70% das pessoas que utilizam de tabletes e 53% que usam de celulares afirmam conectar seus aparelhos em pontos de wi-fi públicos. Primordialmente, os dados enviados pelos sinais de wi-fi são fáceis de interceptar por serem públicos e as pessoas acabam colocando em risco seus dispositivos em relação as suas informações pessoais e bancárias. Além das altas chances de o equipamento ser contaminado por algum vírus.
Em estabelecimentos comerciais, como cafés e hotéis, que oferecem acesso de wi-fi público, ao conectar o dispositivo a esta rede seria conveniente não conferir e-mail ou qualquer outra atitude que coloque em risco informações do usuário. Porque os criminosos sempre estão espionando os pontos públicos de wi-fi e interceptam os dados com o uso de links.
Portanto, aqui estão algumas dicas para você quando usar de ponto de wi-fi público:
-Atenção: tome cuidado ao “navegar” pelo ambiente digital.
-Lembre-se: qualquer dispositivo está suscetível aos riscos de segurança.
-Desconfie de links: não se conecte em pontos de wi-fi de acesso sem fio desconhecido.
-Verifique a legitimação do wi-fi: converse com funcionário do local para solicitar informações sobre a rede sem fio, como nome e endereço de IP.
-Use rede virtual privada: quando utiliza da rede para conectar ao wi-fi público ajuda a evitar crimes virtuais. Uma espécie de túnel particular.
-Evite sites específicos: evite mídias sociais, serviços de banco e sites que armazenam informações de cartões.
-Use sua rede: dependendo do que for fazer no ambiente digital, prefira a sua rede ao invés do ponto público de wi-fi.
-Proteja seu dispositivo: proteja com rigorosa solução de segurança e mantenha sempre atualizado.
Redação: Juliana Neves | Inspiração: We Live Security by ESET
Commentaires