top of page
Mind7 - Soluções em Tecnologia Empresarial

Scrum X Kanban - Diferenças e Metodologias

O Scrum X Kanban são metodologias usadas para organizar o trabalho de uma equipe de forma ágil e eficiente e com foco na meta/ resultado.


Scrum X Kanban
Fonte: Internet (Creative Commons)


O Scrum é uma estrutura que divide o projeto em ciclos curtos chamados de sprints. Cada sprint tem uma duração fixa, geralmente de duas a quatro semanas, e um objetivo definido. A equipe planeja o que vai fazer em cada sprint, executa as tarefas, verifica os resultados e faz as melhorias necessárias. Scrum é usado para projetos que têm requisitos complexos, que mudam frequentemente e que precisam de entregas rápidas e de qualidade. Scrum é aplicado em áreas como desenvolvimento de software, marketing, educação e pesquisa. Em resumo, podemos listar da seguinte forma:

  1. Estrutura de Tempo Fixa: O Scrum organiza o trabalho em sprints, períodos fixos de tempo geralmente variando de duas a quatro semanas;

  2. Papéis Definidos: Scrum define papéis específicos, como Scrum Master, Product Owner e Equipe de Desenvolvimento;

  3. Artefatos Básicos: Utiliza artefatos como Product Backlog, Sprint Backlog e Incremento;

  4. Reuniões Estruturadas: Inclui reuniões regulares, como Sprint Planning, Daily Scrum, Sprint Review e Sprint Retrospective.



Já o Kanban é uma metodologia que usa um quadro visual para mostrar o fluxo de trabalho da equipe. O quadro é dividido em colunas que representam as etapas do processo, como “a fazer”, “em andamento” e “concluído”. Cada tarefa é representada por um cartão que se move de uma coluna para outra conforme o seu status. Kanban é usado para projetos que têm requisitos estáveis, que não têm prazos fixos e que precisam de flexibilidade e adaptação. Kanban é aplicado em áreas como manufatura, serviços, suporte e operações.


Sendo assim, listamos os principais benefícios:

  1. Fluxo Contínuo: Kanban é baseado em um fluxo contínuo de trabalho, sem iterações definidas como sprints;

  2. Sem Papéis Fixos: Não define papéis específicos; em vez disso, as equipes podem ter membros multifuncionais;

  3. Sem Artefatos Fixos: Não possui artefatos obrigatórios; as equipes podem usar quadros Kanban visuais para rastrear o progresso;

  4. Melhoria Contínua: O Kanban enfatiza a melhoria contínua do processo, ajustando-o conforme necessário.


Ambas as metodologias compartilham princípios ágeis, como adaptação contínua, entrega de valor ao cliente e colaboração, mas diferem nas abordagens específicas para alcançar esses objetivos. A escolha entre Scrum e Kanban muitas vezes depende das necessidades específicas da equipe e do contexto do projeto. Saiba mais sobre os recursos de gestão de projetos em nossa loja.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page